Em meados de 1980, a empresa troca um de seus principais fornecedores, que até então era a KS, por uma empresa de marca nacional, porém líder mundial no segmento de autopeças, a Metal Leve. Com esta visão de crescimento por parte do grupo Nacional, é inaugurada em 23 de setembro de 1983, a primeira filial na cidade de Paracatu no Noroeste mineiro.
Devido às taxas cada vez mais altas de inflação, a empresa começa a estocar mercadorias com o intuito de obter ganhos com a situação financeira que vivia o país. Em meados da década de 80, a empresa troca seu outro grande fornecedor a Perkins pela MWM, com o intuito de melhor atender seus clientes devido à qualidade oferecida pelo mesmo.
Araxá, no triângulo mineiro, foi o próximo ponto de parada do grupo, onde inaugurou em 19 de setembro de 1988 mais uma filial.
Prestando serviços qualificados, foi indicada por sua fornecedora a MWM, como serviço autorizado e distribuidor autorizado da marca para toda região, além de ser também distribuidor autorizado Metal Leve.
Tendo um estoque de peças enorme, em 1992, o grupo Nacional decide absorver três empresas de Brasília do Grupo Auto Silva, constando de duas retíficas e um centro autorizado BOSCH, desovando com isso parte de suas mercadorias.
Estando em constante crescimento no ano de 1996, o grupo adquire mais duas empresas no triângulo mineiro e Alto Paranaíba, sendo a primeira em Uberlândia como sendo mais uma filial e a segunda na cidade do Carmo do Paranaíba.
Ao fim do ano de 1996, a empresa reinaugura sua sede, aumentando em 1000 m2 sua área física perfazendo um total de quase 2900 m2 .
No dia 1 de abril de 1997, o sócio do SR. Walter Bernardes cedeu sua cota a seus filhos.
Em decorrência a crise do Plano Real e a má administração e gerenciamento de seu estoque, o que acarretava em muito dinheiro parado e pouco giro de mercadorias, a empresa encerra as atividades de sua filial de Uberlândia em 1998.
No dia 30 de Dezembro de 1998, oriunda da cidade de Uberlândia – MG, nasce a Retífica Paranaíba Ltda, localizada a Av. Braulino Martins Mundim 1905 na cidade de Monte Carmelo. Já no ano seguinte, a empresa adquire o imóvel onde está instalada até os dias atuais.
Em complemento a reestruturação, no ano de 2000 encerra-se também as atividades das filiais de Araxá e Paracatu, porém o grupo continua sendo detentor das empresas nestas cidades, as quais passaram a se chamar Retiara e Retífica Paracatu respectivamente.
Em abril de 2002, a matriz da empresa se transfere para a Av. Faria Pereira, 314 seu novo imóvel tem área aproximada de 5000 m2 , sendo aproximadamente 500 m2 destinados ao seu estoque. Hoje a empresa trabalha com cerca de 5000 SKU e seus principais fornecedores continuam sendo a Metal Leve e a MWM como distribuidor autorizado e exclusivo, além de ANROI, CERRI, AUTO LINEA, COFAP, MAHLE TRW, DPK, entre outros.
Em 31 de janeiro de 2003 dissolve-se a sociedade ficando o controle do Grupo Nacional com Walter Bernardes e Filhos , fazendo parte do grupo : Retifica Nacional situada em Patrocínio , com sede à Av.Faria Pereira 314 ; Retifica Paranaíba situada em Monte Carmelo , com sede à Av. Braulino Martins Mundim , Retifica Paracatu situada em Paracatu com sede à Rua Julio Pereira de Castro , 203 e Retifica Brasiliense situada em Taguatinga/DF, com sede a QI 25 lotes 24/25 , continuando com as representações e Serviço Autorizado da Metal Leve e MWM , e também com Serviço Autorizado MWM Sprint Service .
O primeiro passo em busca da certificação INMETRO/IQA, que é o maior certificado emitido por um instituto de qualidade para o ramo de reparação de veículos e motores no Brasil, foi dado pela Retífica Nacional, quando em 29 de Agosto de 2003 recebeu o Certificado de Conformidade INMETRO/IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, se tornando a 1ª empresa do ramo em todo Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas e Alto Paranaíba, a Receber tal Certificação, visando atender a seus clientes com excelência na prestação de serviços e comercio de pecas para motores.
Dando continuidade ao processo de expansão do grupo, foi adquirida no dia 26 de Março de 2004, mais uma empresa na cidade de Taguatinga/DF. A antiga Retífica Motorvolks, passou a ser chamada Retífica JK, situada no Setor 4 H Norte.
Já no ano de 2005, o Grupo Retífica Nacional adquire a empresa Retífica Serra Dourada na cidade de Goiânia, a qual esta sendo transferida para a cidade de Araguari/MG e que em breve estará em funcionamento, já com sede própria, ocupando uma área de 2400 m² .
Os próximos passos em busca da qualificação foram dados no dia 16 de Setembro de 2005, quando a Retífica Paranaíba recebeu após 1 ano de muito trabalho, o seu Certificado de Conformidade. Logo em seguida foi a vez da Retífica Paracatu, no dia 18 de Outubro de 2005 receber seu Selo de Conformidade.
Atualmente o Grupo Retífica Nacional emprega 120 colaboradores, com previsão de gerar mais 15 empregos diretos até o mês de Julho de 2006, quando será inaugurada mais uma empresa do grupo na cidade de Araguari. Passam pelas empresas do Grupo cerca de 650 veículos por mês.
Especificamente na Retífica Paranaíba são empregados 15 colaboradores e 2 Diretores, com uma média mensal de 100 veículos trabalhados por mês.
Fornecedores:
A empresa trabalha com 20 fornecedores sendo que 2 deles representam 70% do volume de compras, os quais determinam metas a serem cumpridas pela empresa.
Distribuidores:
A empresa trabalha como distribuidor de 9 fornecedores sendo que para isto mantêm 4 representantes trabalhando nas seguintes cidades: Patrocínio, Monte Carmelo, Abadia dos Dourados, Romaria, Irai de Minas, Perdizes, Santa Juliana, Araxá, Pratinha, Serra do Salitre, Coromandel, Guarda-Mor, Vazante, Paracatu, Patos de Minas, João Pinheiro, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Lagoa da Prata, Carmo do Paranaíba, Tiros, Matutina, Rio Paranaíba, Ibiá, Campos Altos, São Gotardo e Brasília.
Sindicatos e Associações:
A empresa é afiliada ao SINDIREPA (Sindicato da Indústria e de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais) e a APREMIG (Associação das Retíficas de Motores do Estado de Minas Gerais)
Colaboradores:
É uma empresa basicamente familiar , que é administrada por pai e filhos, contando com 37 colaboradores, todos altamente qualificados e treinados .
Treinamento:
O treinamento obedece a um programa preestabelecido – usa-se uma planilha de Treinamento - , é aplicado a todos os níveis ou setores da empresa , objetivando o continuo desenvolvimento pessoal e criação de um clima satisfatório entre os empregados, aumentando a motivação e tornando-os mais receptivos as novas idéias . |